Cinema em Crônica
Além da Crítica

O que diferencia o Cinema em Crônica de outros portais de cinema na internet?

 
 
 
   Home      Edvan Brandão Jr.
 

 


Ciência, Arte e Filosofia são três pilares sagrados, capazes de impulsionar, enriquecer e dignificar a evolução de nossa condição humana; meus esforços diários baseiam-se na tentativa de manter o equilíbrio destes três imperativos culturais. O trabalho deste site é um reflexo dessa ambição, e o Cinema, aqui (enquanto manifestação artística completa), é o grande protagonista, sempre contextualizado em menor ou maior grau com a virtuosa tríade a qual ele também se deriva.

Interessado pelo campo das ciências naturais desde tenra juventude; hoje, é através da Medicina (sou acadêmico do sexto ano da Universidade Federal do Pará) que realizo parcialmente meu fascínio pelo assunto, exercito meu lado humanista através de uma contribuição para a sociedade e garanto meu modo de subsistência para o futuro. Atualmente sou presidente da Liga Acadêmica de Psiquiatria do Pará (LAPP), além de idealizador e organizador do projeto "Cineclube Psique" (realizado mensalmente no cinema Líbero Luxardo). Dia 28/11/2015 tive a oportunidade de ser o único acadêmico (graduando) a ministrar uma palestra na XII Jornada Paraense de Psiquiatria, intitulada: "O Cinema como Ferramenta Clínico-Filosófica de Autoanálise". O meu Trabalho de Conclusão de Curso versará pelo campo da "Cinematerapia", trabalhando a interface teórica entre Cinema e Psiquiatria, um esforço intelectual que visa conciliar Arte e Ciência. Em 2016 fui palestrante convidado no XVIII Congresso Médico Amazônico (maior congresso médico da Região Norte), além de ministrar uma Oficina sobre Introdução à Teoria e Linguagem do Cinema, intitulada "Anatomia do Cinema: A Arte de Dissecar um Filme".

Apesar da paixão pelo cinema desde criança, foi apenas aos 18 anos que passei pela experiência transformadora que amadureceu decisivamente o meu olhar crítico sobre o assunto. Em 2011, num curto intervalo de tempo, fui forçado a repensar tudo que acreditava entender sobre cinema, ao assistir: “2001 uma Odisseia no Espaço” e “A Árvore da Vida”.

Adoro ler. Já li bastante, não leio mais por falta de tempo, leio o máximo que posso, sei que ainda é pouco... nunca será o suficiente.


Edvan Brandão Jr.
 
 
 
contato: edvan.brandao.jr@hotmail.com